Perfil

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Érika Sun iniciou suas pesquisas sobre arquitetura prisional e sistema penitenciário, ainda na graduação, quando percebeu que, embora os regimes da pena determinassem o seu cumprimento em estabelecimentos penais específicos, tais dispositivos legais não eram necessariamente seguidos à risca.
Desde então, dedicou-se a estudar, além de Direito Penal, Processual Penal e Execução Penal, criminologia, os fundamentos da pena, filosofia do direito, psicologia (sobretudo social e ambiental), além de outros temas correlatos.
Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (2005) e em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal (2006). É também Especialista em Direito Público pela Faculdade Fortium (2007), Mestra (2008) e Doutora (2014) em Arquitetura Prisional pela Universidade de Brasília (Bolsista pela CAPES e pelo CNPq, respectivamente), sob orientação do Professor Doutor Flávio Kothe.
Realizou doutorado sanduíche na Pennsylvania State University (2011), com bolsa da CAPES, com enfoque em Criminologia e Justiça Restaurativa, sob orientação da Professora Doutora Doris Mackenzie.
Profissionalmente, atuou no Departamento Penitenciário Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Justiça, em trabalhos relacionados à elaboração de projetos arquitetônicos de construção e de reforma de estabelecimentos penais. Suas funções tinham abrangência sobre pleitos para convênios entre as Unidades da Federação e a União, bem como fiscalização e recebimento de obras de estabelecimentos penais, além de verificação de viabilidade técnica de terrenos para a implantação de estabelecimentos penais.
Lecionou também, em nível de graduação, as disciplinas Direito Penal, Processo Penal e Prática Jurídica, contribuindo para a formação profissional de operadores do direito em matéria penal.
Como advogada, patrocinou a defesa de inúmeras pessoas presas provisoriamente, na busca de sua liberdade, bem como no julgamento de seus casos.
Atualmente, presta serviços de consultoria, tanto na área jurídica como também arquitetônica, no que tange a estabelecimentos penais, direito penal e processual penal, bem como execução penal propriamente dita.
É membro da Academy of Criminal Justice Sciences (www.acjs.org), da International Corrections and Prisons Association (www.icpa.ca) e da American Correctional Association (www.aca.org) e Social Psychology Network (www.socialpsychology.org).

Leia também:

Introducing myself

For those who are not from Brazil, this is a video in which I introduce myself and the website.

Arquitetura prisional e o COVID-19

Como a arquitetura prisional foi afetada pelo COVID-19, as medidas emergenciais para combater o avanço da doença e depoimentos de presos.

Tudo pela justiça

Recomendação do filme “Tudo pela justiça” (Just mercy) e comentários sobre como comecei a trabalhar com o sistema prisional.