APRESENTAÇÃO
A questão da punição passou por um proceso evolutivo/involutivo da tortura corporal para a tortura da alma, num espaço inadequado, com penas inadequadas à reinserção social, colocando em questão as normas penais em detrimento dos seus objetivos teóricos, instigando a investigação do espaço como adequado ou inadequado ao seu verdadeiro fim. O espaço é (ou pelo menos deveria ser) utilizado como meio de prevenção comum a todas as teorias, na medida em que é o instrumento utilizado para a aplicação da pena, e o desenho arquitetônico procura neutralizar o elevado risco criminógeno que ostenta os espaços. A configuração atual desses espaços demonstra que as ideias, os projetos e as regras estiveram dissociados da realidade, deixando os reclusos excluídos pelo poder público e também por toda sociedade.
PROPOSTA
Projetar um Instituto Penal em Alvorada, município da região metropolitana de Porto Alegre, que lidera o ranking dos locais com o maior número de crimes do RS. O Instituto Penal de Alvorada seguirá as normas descritas nas diretrizes do Ministério da Justiça, conterá 512 vagas destinadas para indivíduos adultos do sexo masculino condenados ao regime fechado.
Antes de iniciar um projeto deste tipo, devemos ter uma ideia clara do que deve ser uma experiência de privação de liberdade. Partindo desta experiência, o arquiteto deve trabalhar para construir o melhor espaço de “recuperação” dos apenados.
Para o bom funcionamento desse ambiente, deve-se estudar o perfil dos futuros indivíduos usufruidores do local de acordo com a sua localidade, pois não adiantaria utilizar de técnicas que funcionem bem em outros países, sendo que a nossa realidade não é a mesma.
ESPAÇO PARA ESPERA EXTERNA
Este espaço servirá tanto como local de espera para os visitantes do Instituto Penal de Alvorada, com sala de pertences, brinquedoteca, exposições, como também um espaço aberto para todos os moradores da região, criando um ambiente convidativo de espaço e lazer.
SETOR EXTERNO
Contém os módulos: guarda externa, agentes penitenciários, recepção, revista de visitantes e administração.
SETOR INTERMEDIÁRIO
Contém os módulos: triagem e inclusão do apenado, assistência à saúde, tratamento penal e instalações.
SETOR INTERNO
DETALHES DAS CELAS PRÉ-FABRICADAS
Arq. Rafael Vargas Lopes
Alvorada – RS
Este post tem 4 comentários
Muito interessante o projeto, parabéns ao arquiteto. Se existissem mais presídios como esse acredito que a situação do nosso país seria melhor. O governo deveria dar mais atenção a projetos como esse.
Gostaria de saber, se é possível a compra deste material impresso e valor.
Obrigado !!!
Muito interessante o projeto, parabéns a arquiteta, gostaria de saber se for possível a compra deste material impresso e valor.
Obrigado!
Este projeto é do Arquiteto Rafael Vargas, que foi apresentado para Diplomação.
Entre em contato com ele para maiores detalhes, caso de seu interesse.
Em breve, pretendo compilar informações e projetos em obra que irá juntar uma biblioteca de possibilidades para estabelecimentos penais, propostas por estudantes, arquitetos e pesquisadores da área em material impresso e digital (e-book).
Aguarde.