Americanos e o maior sistema prisional do mundo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

 

 

 

Há alguns dias, no aeroporto de Washington, DC, capital dos Estados Unidos, me deparei com esse poster, que diz: “Benvindos à América, lar de 5% da população mundial e de 25% das pessoas encarceradas do mundo”.

O espantoso não é o fato de o sistema prisional americano ser o maior do mundo. Na realidade, acredito ser esse um dado relativamente bem conhecido por pessoas que estudam o tema. Assim, o que é de se estranhar é que, aparentemente, os Estados Unidos se orgulham de ser o “lar” da maior população carcerária do planeta. Ao menos é isso que esse banner parece mostrar.

Porém, o fato de ser o maior significa também ser o melhor? Absolutamente não!!

Pode-se verificar que, muito embora a população carcerária dos Estados Unidos tenha crescido astronomicamente (em alguns estados, como na Pensilvânia, o aumento chegou a ser de 800% nas últimas 4 décadas), as taxas de criminalidade não diminuiram proporcionalmente.

Nesse sentido, é importante verificar quais as razões para o aumento populacional atrás das grades. Não seria por causa das leis esdrúxulas como o uso de alicates de unha e corte de cutículas ser ilegal em alguns estados? Ou ainda por causa da ineficiência do próprio sistema, com seus “programas de tratamento e reabilitação” obrigatórios, que não reduzem em nada os índices de reincidência?

Desta forma, antes de alardear dados como esse com tanto orgulho, é necessário antes de mais nada verificar se é, de fato, trata-se de motivo para se gabar. Caso contrário, tal divulgação não passa de um verdadeiro fiasco aos olhos mais atentos.




Leia também:

Introducing myself

For those who are not from Brazil, this is a video in which I introduce myself and the website.

Arquitetura prisional e o COVID-19

Como a arquitetura prisional foi afetada pelo COVID-19, as medidas emergenciais para combater o avanço da doença e depoimentos de presos.

Tudo pela justiça

Recomendação do filme “Tudo pela justiça” (Just mercy) e comentários sobre como comecei a trabalhar com o sistema prisional.

Deixe uma resposta