Data: 5 a 7 de outubro de 2011
Local: Abano Terme, Itália
O tema principal da conferência será o tratamento continuado a partir da comunidade ou do primeiro ponto de contato do infrator com a justiça criminal (seja por meio de custódia, tribunal, sentença) até a sua reinserção social, chamado de “”throughcare”. Trata-se de um tema amplo, que envolve questões como dependência química, doenças transmissíveis, saúde mental e outros problemas de saúde.
A conferência terá como público-alvo pessoas e instituições relacionadas a estabelecimentos penais, bem como organizações comunitárias que servem pessoas privadas de liberdade, bem como egressos. Além desses, traz temas de interesse a administradores de políticas públicas, profissionais de justiça criminal, pesquisadores, acadêmicos, advogados, representantes da mídia em geral.
Haverá oportunidade para uma visita a um estabelecimento penal no sábado, dia 8, após o término da conferência ou, alternativamente, na quarta-feira, dia 5, antes do início dos trabalhos, o que será confirmado no evento.
Chamada para sugestões de painéis e artigos baseados no tema principal da conferência pode ser visualizada no site: http://www.throughtcare2011.eu
Post escrito na vigência da Bolsa de Estágio de Doutorado – Balcão concedido pela CAPES, desenvolvido na Pennsylvania State University, em State College, PA, Estados Unidos.