Projeto de bacia sanitária para carceragens masculinas visando à interrupção do ciclo epidemiológico e à diminuição dos riscos à segurança penitenciária – Dissertação de Mestrado – Emerson Bruno de Oliveira Gomes

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

 

Quando se fala em arquitetura prisional, geralmente a primeira imagem que se vem em mente é relacionado à segurança, prevenção à fuga. Eventualmente algo que possibilite a ressocialização, foco no conforto ambiental, sustentabilidade. Porém, considerando a amplitude do tema relacionado à arquitetura prisional, não se pode deixar de lado assuntos de extrema importância como o saneamento ambiental e as condições de saúde relacionados às instalações sanitárias dos estabelecimentos penais. Por esta razão, este trabalho ora publicado passa a ser um marco sobre o assunto.

Trata-se de dissertação de mestrado de Emerson Bruno de Oliveira Gomes, cujo título é “Projeto de bacia sanitária para carceragens masculinas visando à interrupção do ciclo epidemiológico e à diminuição dos riscos à segurança pública”.

A abordagem é mais voltada à problemática do saneamento ambiental dentro do sistema penal, sendo que o foco está na tentativa de redução de doenças e melhoria da segurança através das instalações sanitárias das celas, então, parte disso passa pela arquitetura por conta da localização e do formato dos espaços destinados aos sanitários e à manutenção.

 

Clique aqui para fazer o download do arquivo >  Diss – Bruno.pdf

 

 

Sobre o autor:

EMERSON BRUNO DE OLIVEIRA GOMES

servletrecuperafoto.gif

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFPa (2004), especialista em Gerenciamento e Gestão da Qualidade na Indústria da Construção Civil (2006) e Mestre em Engenharia Civil (2009) pela mesma universidade. Atuou como chefe de projetos urbanos e arquitetônicos na Prefeitura Municipal de Ananindeua (2005), foi gerente de engenharia na Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (2007) e Colaborador Técnico cedido ao Ministério da Justiça (2009). Atualmente é gerente de projetos de engenharia e arquitetura na empresa M2p Arquitetura e Engenharia Ltda. e professor adjunto na Universidade da Amazônia.

 

Clique aqui para vizualizar currículo lattes

 

 

 

 

Join Amazon Prime – Watch Over 40,000 Movies




Leia também:

Introducing myself

For those who are not from Brazil, this is a video in which I introduce myself and the website.

Arquitetura prisional e o COVID-19

Como a arquitetura prisional foi afetada pelo COVID-19, as medidas emergenciais para combater o avanço da doença e depoimentos de presos.

Tudo pela justiça

Recomendação do filme “Tudo pela justiça” (Just mercy) e comentários sobre como comecei a trabalhar com o sistema prisional.

Deixe uma resposta