Centro de Recuperação Social no Método APAC – Arq. Ari Tomaz

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

 

O projeto foi desenvolvido de acordo com as Diretrizes Básicas para arquitetura penal (Ministério da Justiça, 2011), com as necessidades para o desenvolvimento do método APAC e com NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

No desenvolvimento de um projeto para um estabelecimento penal, é imprescindível que o arquiteto idealize a obra com base nas práticas socioculturais que se realizarão no espaço e considere as necessidades do usuário na sua composição. Entretanto, nesse tipo de projeto não se costuma adotar essa metodologia, haja vista as necessidades dos presos não serem consideradas para a formulação de um programa de necessidades, pois não são considerados clientes. A definição do programa de necessidades é imposta pelo Estado, o qual emprega a vingança social. (FOUCALT, 1987; GOFFMAN, 1961; CORDEIRO, 2011).

A inspiração foi a elaboração de um projeto arquitetônico diferenciado, baseado método APAC, sigla que significa Associação de Proteção e Assistência aos Condenados. Diferentemente do sistema penitenciário comum, o método se mostra eficiente para a redução dos índices de reincidência e da criminalidade, uma vez que promove a humanização nas prisões e visa, principalmente, à recuperação dos condenados à sociedade.

O método foi desenvolvido por Mário Ottoboni, em 1972 em São José dos Campos em São Paulo e hoje está presente principalmente no Estado de Minas Gerais com cerca de cem unidades e em diversos países, como: Alemanha, Bulgária, Cingapura, Chile, Costa Rica, Equador, Eslováquia, Estados Unidos, Inglaterra, México, Noruega.

 

O projeto possui edificações para atender os três regimes previstos na Lei de Execução Penal: Regime Fechado, Regime Semi-Aberto e Regimo Aberto, tornando a CRS um complexo penal.

implantação

 

 

 

 

 

 

 

O regime fechado foi desenvolvido para abrigar 200 pessoas, o semi-aberto para compor 114 vagas e o aberto, 30.

 

REGIME ABERTO

regime aberto

 

 

 

 

 

 

REGIME SEMI-ABERTO

Área de Regime Semi-aberto:

regimesemiaberto

 

 

 

 

Horta, Área de Convivência e Galpão de Oficinas – Regime Semi-aberto:

horta-semiaberto

 

 

 

 

 

REGIME FECHADO

regimefechado

 

 

 

 

Galpão de Oficinas e Área de Convivência – Regime Fechado:

oficinas-fechado

 

 

 

 

Cela do Regime Fechado:

cela-fechado

 

 

 

 

 

 

 

 

NOTA:  Trata-se de um anteprojeto de Centro de Recuperação Social no Método APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado), desenvolvido como Trabalho Final de Graduação para o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade da Amazônia, por Ari Tomaz da Silva Filho, em 2009, sob orientação de Mariano de Jesus Farias Conceição.

Todos os direitos reservados.

 

Clique aqui para fazer o download da apresentação do Anteprojeto: CRS APAC

 

Leia também:

Introducing myself

For those who are not from Brazil, this is a video in which I introduce myself and the website.

Arquitetura prisional e o COVID-19

Como a arquitetura prisional foi afetada pelo COVID-19, as medidas emergenciais para combater o avanço da doença e depoimentos de presos.

Tudo pela justiça

Recomendação do filme “Tudo pela justiça” (Just mercy) e comentários sobre como comecei a trabalhar com o sistema prisional.

Deixe uma resposta