Arquitetura prisional em formato de jogo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest


É isso mesmo! Um jogo no qual se cria e administra um estabelecimento prisional!

 

 

 

 

A Introversion Software desenvolveu um jogo cujo objetivo é construir e gerenciar um estabelecimento prisional privado. Lançado em versão alpha em 2012, trata-se de um jogo em 2D, em que os jogadores controlam não só a administração local, como também são responsáveis pelo planejamento e construção de novas áreas, escolhendo materiais e como conectar as edificações, inclusive contratando serviços e delegando funções aos funcionários, incluindo não só os guardas como também o alto escalão, como a própria diretoria. Estão envolvidos ainda aspectos como cuidados com o orçamento e, acredite se puder, o nível de satisfação dos presos.

O jogador tem como função gerenciar de perto o funcionamento da prisão, nos seus aspectos arquitetônicos (onde posicionar iluminação, definir o encanamento e suas conexões, escolher os materiais de construção a serem utilizados), como também implementar programas sociais que visem à redução de reincidência do preso. Neste sentido, consegue-se incluir no horário do detento atividades para tal fim.

 

 

 

Apesar de seus desenvolvedores serem britânicos, o local escolhido para servir de base territorial do jogo foi os Estados Unidos, devido à sua posição no ranking mundial de encarcerados. Os americanos abrigam 25% dos presos em todo o mundo (sendo que a população dos Estados Unidos representam tão somente 5% da população mundial). Neste sentido, a moeda utilizada é o dólar, os uniformes são laranjas, com possibilidade de pena de morte, representada por câmaras de execução.

 

Evidentemente existem uma série de críticas, que por sinal são bastante válidas. Seja pelo exagero de rebeliões causadas pela insatisfação da população carcerária (ou da violência aparentemente desnecessária, causada por elas), o jogo é um excelente intrumento para ter um conhecimento um pouco mais de perto do que acontece por dentro dos muros das prisões.

 

 

Leia mais em:

http://www.introversion.co.uk/prisonarchitect/

http://en.m.wikipedia.org/wiki/Prison_Architect

http://kotaku.com/what-to-do-with-prison-architect-a-video-game-about-b-1505204131

 

 

 

 

 

 

 

Leia também:

Introducing myself

For those who are not from Brazil, this is a video in which I introduce myself and the website.

Arquitetura prisional e o COVID-19

Como a arquitetura prisional foi afetada pelo COVID-19, as medidas emergenciais para combater o avanço da doença e depoimentos de presos.

Tudo pela justiça

Recomendação do filme “Tudo pela justiça” (Just mercy) e comentários sobre como comecei a trabalhar com o sistema prisional.

Deixe uma resposta